Saúde

Saiba como proceder na hora de higienizar a caíxa d’água.

A ação que deve ser feita ao menos uma vez por ano – ajuda a conservar a qualidade da água

Oficialmente, o verão iniciou no dia 12 de dezembro e, junto com a estação mais quente do ano chegam as férias escolares, o período de visitas e a época de veraneio. Este cenário eleva o consumo de água. Consciente disto, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) recomenda uma série de medidas simples e eficazes. Uma delas é a limpeza das caixas d´água. Esta ação – que deveria ser feita ao menos uma vez por ano – ajuda a conservar a qualidade da água fornecida pela autarquia e gera uma série de benefícios, entre os quais evita contaminação e possíveis doenças.

Confira como fazer a limpeza da caixa-d’água adequadamente:

1. Feche a entrada da água na boia ou no registro do cavalete.

2. Abra as torneiras para esvaziar a caixa sem agitar a sujeira do fundo. Aproveite água para a limpeza geral da casa.

3. Feche as torneiras. Com um pedaço de pano ou esponja tampe a tubulação de saída de água para evitar a entrada de qualquer sujeira na tubulação.

4. Esfregue as paredes da caixa-d’água com uma escova macia removendo a sujeira. Retire a água suja com o auxílio de balde, pano ou esponja. Importante: nunca use escova de aço.

5. Enxague a caixa e enxugue toda a água restante.

6. Coloque duas colheres de sopa de água sanitária em um balde com 10 litros de água. Enxague todas as paredes da caixa com a solução preparada e enxugue o excesso acumulado no fundo.

7. Retire o pano ou esponja que serve de tampa para a tubulação de saída.

8. Deixe a água nova e limpa entrar na caixa. Em seguida, abra as torneiras por uns cinco minutos para eliminar a água velha nas tubulações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo