Saúde

Vacinação de crianças será concentrada em três unidades de saúde em Içara

Seriam onze locais, mas afastamentos por Covid de servidores da saúde limitou estratégia inicial

Com servidores na área da saúde afastados pela Covid-19, o Governo Municipal de Içara, através da Secretaria de Saúde, modificou a estratégia de vacinação das crianças que inicia nesta quarta-feira, dia 19. Inicialmente, o trabalho seria feito em onze Unidades de Saúde da Família (USF), porém, agora, ele será concentrado em apenas três locais: Presidente Vargas, Jaqueline e Vila Nova.

As três unidades já trabalham com o agendamento presencial ou pelo telefone da unidade que também dispõe do aplicativo Whatsapp, através dos números 3431 3544 (Presidente Vargas), 3431 3554 (Vila Nova) e 3431 3584 (Jaqueline). As vacinas serão aplicadas no horário de funcionamento das unidades, ou seja, entre 7h e 16h de segunda a sexta-feira. A vacinação irá iniciar atendendo crianças de 11 anos ou aqueles portadores de deficiências ou comorbidades.

Conforme as notas técnicas 02 e 03/2022 do Governo do Estado, entre as deficiências estão física, mental, intelectual e sensorial, priorizando, por exemplo, alunos da Escola Especial Sonho Dourado (Apae) e autistas. Também integram o grupo prioritário crianças com comorbidades como diabetes, doenças pulmonares, cardiopatias, problemas hepáticos, renais, neurológicos, doenças imunológicas, no sangue, obesidade grave e síndrome de down.

Além dos atestados comprovando as comorbidades, será necessária a apresentação de documentos pessoais da criança vacinada e do pai ou responsável, além de comprovante de residência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo