Desfile com reutilização de roupas
Cada dia que passa o mundo da moda vem recebendo mais incentivo do público consumidor para se tornar mais sustentável em relação ao meio ambiente e muitas marcas já aderiram a esse novo conceito de consumo consciente.
Pensando nisso a bióloga Denise Arruda, do Acre, reúne todos os seus conhecimentos da natureza e junta com a sua paixão pelo mundo da moda, criando um super projeto inovador e com propósito.
A Bióloga está organizando um desfile de moda com peças totalmente reutilizadas e tingidas de forma natural através de um processo natural utilizando apenas matéria prima extraída da natureza de forma correta e limpa.
Foram utilizados na produção e tingimento dos tecidos açafrão, folhas de crajiru, urucum e pó de café. O evento de Moda Sustentável Hibrida: Tingimento Natural com insumos Acreanos e técnicas naturais irá acontecer no próximo sábado (30), na cidade de Rio Branco, AC.
Neste grande projeto de moda sustentável acontecerá um desfile onde serão mostradas um total de 15 peças que foram totalmente customizadas. Os trajes que serão apresentados no desfile foram desenhadas e confeccionadas no mês fevereiro por diversas pessoas escolhidas para participarem do projeto de consumo verde pioneiro da moda ecológica.
O grupo selecionado por pessoas comuns passou por um curso intensivo onde aprenderam sobre croquis de moda, cortes das peças, costura, confecção generalizada e tingimentos com insumos naturais derivados da natureza.
O projeto do evento foi custeado pela Lei Aldir Blanc e administrado pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Denise explica que o evento será totalmente aberto ao público e gratuito para dar visibilidade e estimular o consumo verde na moda voltada para a sustentabilidade. Essa iniciativa é o primeiro desfile de tingimento natural produzido no estado e um dos primeiros no Brasil.