Tênis Destruídos
Na semana passada a grife de moda espanhola “Balenciaga” ousou na criação de novos tênis com um aspecto de sujos, destruídos e malcuidados, causando polêmica ao redor do mundo.
O diretor criativo da marca Demna Gvasalia, a frente da marca desde 2015, é conhecido por criar produtos de moda com uma visão no mínimo irreverente e gosta de causar uma reflexão nos consumidores.
A temática por trás do conceito dos tênis destruídos é causar uma reflexão nos clientes acerca do luxo em excesso em tempos de guerra. O estilista justifica a sua inspiração para essa nova coleção em sua própria história de vida, pois ele próprio foi um refugiado da guerra civil que aconteceu
em 1993 na então União Soviética.
Demna Gvasalia se manifestou sobre a coleção através das redes sociais com a seguinte frase: “Sinto que meu desafio e responsabilidade como designer hoje é questionar o que é beleza. Eu sou um refugiado,
precisava ver beleza em tudo” Acredita-se que o fundador da marca “Cristoval Balenciaga” aprovaria a
coleção tão polêmica, sendo este mesmo um criador de moda a frente do seu tempo, conhecido por ser um provocador, substituindo os vestidos de silhuetas justas que eram sucesso de vendas nos anos 1960 pelo que os críticos de moda chamaram de “sacos de batata”.
Não é a primeira vez que o atual estilista Gvasalia causa opiniões diversas e polêmicas em suas criaçãoes, este que estudou na Real Academia de Arte de Antuérpia, na Bélgica, passou a trabalhar na Louis Vuitton, como pupilo do lendário estilista Marc Jacobs. Até lançar sua própria grife internacional, a ‘Vetements”, qual o propósito imposto era quebrar a barreira de status de luxo da alta moda.
No ano de 2021, em plena pandemia dois eventos colocaram Gvasalia em destaque na mídia aumentando sua popularidade: a sua então parceria com o rapper Kanye West como diretor do show de lançamento de seu álbum e a aparição junto com a Kim Kardashian no baile de gala do MET em Nova York.
Uma curiosidade é que ambas as celebridades vestiam roupas pretas dos pés à cabeça, incluindo máscaras que cobriam todo o rosto, causando alvoroço nas redes sócias. Os polêmicos tênis rasgados chegam as vitrines das lojas da Balenciaga custando em torno de R$ 10 mil e só podem ser justificados pela assinatura da grife espanhola.