Conselhos encaminham relatório de melhorias na UBS Quarta Linha
Na manhã desta quinta-feira (1), aconteceu na UBS do bairro Quarta Linha, uma Ouvidoria. O objetivo foi conhecer as principais demandas da comunidade, relacionadas com o atendimento a Unidade Básica de Saúde do Bairro. A ação foi promovida pelo Conselho Municipal e Conselho Local de Saúde.
Segundo o presidente do Conselho Local de Saúde, Mateus Floriano, a lista de carências na UBS é grande, e essa é a hora de fazer a valer a opinião da comunidade. “Precisamos de mais médicos, uma auxiliar para o dentista, e higienizadoras. A unidade está fazendo atendimento com horário estendido, mas a quantidade de profissionais ainda não é suficiente. Precisamos de melhorias na estrutura da unidade, em locais específicos, onde há infiltração na parede. Acredito que seria importante cortinas nas janelas na sala de vacina e de preventivo. A fachada e o pátio também precisam de melhorias e mais cuidado. A unidade também precisa de um estacionamento mais amplo e demarcado”, frisou o presidente.
A moradora Fernanda Oliveira, esteve na unidade e também contribuiu. “A demanda de consultas é muito grande por isso o atendimento precisa ser ampliado. Deveria ter mais tipos de medicamentos na farmácia”, destacou ela.
A coordenadora do conselho municipal de saúde, Lousinete Fontana da Silva, frisou que o sendo um distrito, o bairro Quarta Linha precisa de uma atenção especial. “Se compararmos com o atendimento e a estrutura de saúde de outros bairros, notamos que a unidade está em desvantagem. Por isso a comunidade precisa se mobilizar e trabalhar junto ao conselho local para buscar melhorias”, frisa ela.
A secretaria do conselho local, Nilda Soares acompanhou a ouvidoria nesta manhã, juntamente com a coordenadora municipal e ambas lamentaram a baixa manifestação e participação das pessoas do bairro.
Ao final da ouvidoria, os conselhos elaboraram um relatório de reivindicações, que serão encaminhadas para a secretaria municipal de saúde.