Saúde

Nutricionistas da Afasc destacam a importância da boa alimentação para prevenir obesidade e outras doenças

No dia Mundial da Obesidade as profissionais Educação Infantil e do programa Ritmo e Saúde Afasc orientam sobre alimentação equilibrada

Nesse 4 de março, Dia Mundial da Obesidade, a nutricionista Julia Colodel, do Departamento de Educação Infantil, e Luzane Florêncio e Silva, nutricionista do Programa Ritmo e Saúde, destacam a importância de adotar bons hábitos alimentares em todas as idades para manter uma alimentação saudável e equilibrada.

A nutricionista do DEI Afasc, Julia Colodel, explica que a alimentação tem papel fundamental em todas as etapas do crescimento, principalmente nos primeiros anos de vida da criança, porque são os mais decisivos de crescimento, desenvolvimento e na formação de hábitos saudáveis. “Nos CEIs oferecemos café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. As refeições são balanceadas de acordo com as necessidades nutricionais das crianças.  O cardápio diversificado com muitas frutas, legumes e verduras que são ricas em fibras, água, vitaminas e minerais que auxiliam na prevenção de algumas doenças (DCNT) como obesidade, hipertensão, diabetes”, ressalta.

Júlia fala que outra forma de incentivar a alimentação saudável na educação infantil é o projeto da horta, que tem como tema: “sustentabilidade, você faz o planeta sente”, realizado nos 40 CEIs Afasc. “O projeto tem como objetivo estimular práticas e escolhas alimentares saudáveis, fazendo com que as crianças conheçam os diferentes alimentos cultivados na horta, e ao provarem conheçam o valor nutritivo dos alimentos”, explica a nutricionista.

Programa Ritmo e Saúde trabalha reeducação alimentar

Para a nutricionista Luzane Florêncio e Silva, do Programa Ritmo e Saúde, a reeducação alimentar é muito importante para a promoção da saúde e prevenção da obesidade e outras doenças. “Nos atendimentos eu sempre procuro descobrir e entender as causas dos maus hábitos alimentares, assim podemos trabalhar a reeducação”, ressalta.

A nutricionista orienta que para manter a saúde é fundamental incluir alimentos mais nutritivos, sem necessidade de muitas restrições, e que a reeducação precisa ser feita de forma consciente e a longo prazo. “Esse processo não atua somente na perda de peso, mas sobretudo melhora a saúde como um todo. A mudança de hábitos alimentares melhora a disposição, a qualidade do sono, a digestão, o funcionamento do intestino e previne doenças”, destaca.

Para participar do Programa Ritmo e Saúde

Os interessados em participar das aulas de ritmos devem procurar os locais onde ocorrem os encontros e fazer as inscrições com os profissionais e representantes. As aulas são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19h30, nos Parques das Nações e Altair Guidi. Nas terças e quintas-feiras, no Parque dos Imigrantes, no Rio Maina, também às 19h30.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo