Saúde

Maracajá realiza neste sábado Campanha de Multivacinação e aplicação da 2ª dose da Covid

Diretora de saúde salienta a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada.

O Departamento Municipal de Saúde de Maracajá realiza neste sábado, dia 16/10, o Dia “D” de Mobilização Nacional da Campanha de Multivacinação. A sala de vacina do CEMASAS ficará aberta das 8h30min às 12h, e das 13h às 15h, para imunização de crianças, adolescentes e adultos que queiram pôr em dia a caderneta de vacinação.

Segundo a diretora de Saúde, Michele Constantino Gonçalves, o Dia D é feito aos sábados para que os pais ou responsáveis possam comparecer, já que durante a semana muitos trabalham. Ela salienta a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. “Com a caderneta em mãos o profissional da saúde analisa a situação vacinal para que, se necessário, sejam aplicadas as doses que estão em falta”, explica.

Michele explica ainda que o objetivo da Campanha de Multivacinação é proporcionar o acesso às vacinas, atualizar a caderneta de vacinação e, consequentemente, aumentar as coberturas vacinais, contribuindo assim para o controle, eliminação ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes.

Tipo de vacinas

Para as crianças abaixo de 7 anos, será disponibilizado os seguintes imunizantes: BCG, hepatite A e B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, e DTP (tríplice bacteriana). A partir dos 7 anos, até os menores de 15, podem ser feitas as doses da hepatite B, febre amarela, meningocócica ACWY, HPV e varicela.

Vacinação Covid-19

No sábado também será disponibilizada vacina contra a Covid-19, sendo segunda dose: Astrazeneca, Coronavac e Pfizer. Segundo o cronograma do Departamento de Saúde a vacinação acontece no CEMASAS, das 8h às 17h. “Fizemos um alerta à população para que compareça para fazer a segunda dose, pois assim a eficácia da vacina se torna maior, melhor e mais duradoura “, relata a diretora de Saúde.

·  2ª Dose da Astrazeneca (Serão disponibilizadas 190 doses) – Pessoas que realizaram primeira dose (D1) no dia 11/08/2021.

·     2ª Dose da Coronavac (Serão disponibilizadas 80 doses).

·    2ª Dose da Pfizer (Serão disponibilizadas 550) – Pessoas que realizaram a primeira dose (D1) nos dias 29/07, 03/08, 11/08, 12/08/2021.

Também haverá dose de reforço (3ª dose) para idosos com 70 anos ou mais, que realizaram a segunda dose (D2) no mínimo a 6 meses. Para imunossuprimidos , que realizaram a segunda dose (D2)  no mínimo a 28 dias e também para profissionais de saúde, que realizaram a segunda dose (D2) no mínimo a 6 meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo