ColunistasYuri Pizzetti

Moda na Terceira Idade

 

A concepção de que idosos que se encontram na terceira idade se resume a velhinhos com cabelos brancos que ficam o dia inteiro em casa fazendo palavras cruzadas vem sendo desmistificada cada dia mais na nossa atual sociedade.

Todo mundo pode e deve se vestir da maneira que quiser, o importante é se expressar e ser feliz.

Os idosos da atualidade demonstram que a idade é apenas um número e nos provam que a cada dia que passa estão mais dinâmicos e ligados na atualidade e que tem vozes ativas mais que muitos jovens por aí.

Com o crescimento da expectativa de vida as pessoas da terceira idade estão se preocupando cada vez mais com seu estilo de vida, sua saúde e também é claro com a sua aparência, por isso o mercado de moda encontrou nos idosos um grande nicho a ser explorado.

As marcas de moda estão cada vez mais se atualizando e se tornando mais acessível, pois no momento atual que vivemos a inclusão é fundamental e a moda é para todos, como é o caso da grife. Uma que em seu último desfile na São Paulo fashion week trouxe a modelo Suzana Kertzer de 67 anos para desfilar.

A moda não tem idade e se torna cada vez mais atemporal, mesmo que ainda alguns idosos sejam um pouco receosos de se vestirem como gostariam, hoje estes são minoria, pois as roupas não são feitas apenas para pessoas jovens, elas são feitas para todo mundo de todas as idades, é prova viva disso a designer de interiores, modelo e digital influencer Iris Apfel que aos 100 anos da um show de glamour e elegância e se mantém estilosa mesmo tendo completado uma centena.

Vamos mostrar algumas características nas roupas priorizadas para esse público, começando pelo conforto, assim como os jovens os idosos buscam acima de qualquer coisa as roupas confortáveis, por isso a importância dos estilistas devem se atentar em atingir esses detalhes.

Os calçados para a terceira idade devem alcançar essa característica fundamental, por isso podem ser boas opções as sapatilhas e tênis, pois são flexíveis e diminuem o impacto ao andar, os tecidos devem ser macios e reforçados, para ocasiões informais peças leves como vestidos fresco e jeans são uma ótima opção, já para ocasiões formais a alfaiataria proveniente do estilo clássico não tem erro, pois o uso de conjuntos, blazers, calças e saias de alfaiataria combinadas com camisa social compõem looks perfeitos para este tipo de ocasião.

O crucial é nunca nos esquecermos que envelhecer é um processo natural que todos iremos passar em algum momento da vida e a velhice não é significado de incapacidade, tristeza ou depressão, todo mundo pode e deve se vestir da maneira que quiser, o importante é se expressar e ser feliz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo