Entrega de medicamentos é normalizada, e UBS da Quarta Linha poderá ter atendimento até às 22h
Na terça-feira (15), com a contratação de uma nova farmacêutica, a distribuição de medicamentos na Unidade de Saúde do bairro Quarta Linha foi normalizado.
A nova farmacêutica precisou receber um treinamento na manhã de terça-feira, antes de iniciar a entrega dos medicamentos .
O secretário de saúde Acélio Casagrande, explicou que quando um profissional concursado é exonerado, a prefeitura precisa chamar outro ou remanejar alguém, e isso as vezes não acontece no mesmo dia. “O trabalho realizado pela farmacêutica é muito importante e ela precisa conhecer a realidade daquela unidade, precisa conhecer o sistema. Temos que entender que são medicamentos controlados, e não podemos arriscar a vida das pessoas”, explicou.
Segundo Acélio, Criciúma desembolsa quase R$ 1 milhão por mês, de recursos próprios para compra de medicamentos, e com isso, um dos critérios imposto pela classe de farmacêuticos, é que a entrega e distribuição de medicamentos nos postos de saúde seja feita por um farmacêutico formado.
Na segunda-feira (15), o presidente da Associação de Moradores Rodrigo Goulart, se reuniu com o secretário de saúde, no qual foi informado que no dia seguinte o problema seria solucionado.
Durante a reunião, Acélio deu uma notícia que vem de encontro uma das mais antigas reivindicações dos moradores da Quarta Linha. “Além da contratação do farmacêutico, estamos estudando a extensão do horário de atendimento da Unidade de Saúde do Bairro Quarta Linha, das 7h às 22h. Estamos realizando um levantamento para contratações de médicos e profissionais necessários. Estamos também avaliando uma repaginação da Unidade”, destacou Casagrande.
A Unidade de Saúde do Bairro Quarta Linha atende quase 2 mil pessoas por mês.