Trabalhadores com distúrbios osteomusculares podem ter atendimento gratuito na Unesc
Colaborar para o restabelecimento da condição plena de saúde, tanto física quanto psicológica. Esse é o objetivo do Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador (Nupac-ST) da Unesc. O local, um espaço reservado para cuidados com a saúde dos trabalhadores, está com vagas abertas para atendimentos de trabalhadores formais e informais com Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).
Conforme o coordenador do Núcleo, Willians Longen, o espaço é voltado ao atendimento para profissionais de todas as categorias e de forma gratuita. “Ao ingressar no serviço o trabalhador é direcionado para uma atenção integral à sua condição de saúde e é encaminhado para a especialidade que mais necessita. Os atendimentos são feitos por uma equipe interdisciplinar em saúde e não há necessidade de encaminhamento médico”, disse.
O Dort envolve problemas nos membros superiores, ombro, braço, cotovelo, antebraço e mão, na coluna vertebral, envolvendo cervical, dorsal e lombar, e nos membros inferiores, neste caso se existe relação bem marcada com o trabalho que o indivíduo desenvolve ou desenvolvia. “O Núcleo atende também pessoas que não estão afastadas do trabalho, mas que estão com disfunção musculoesquelética. As triagens também são voltadas para contribuir para tornar claro o tipo de disfunção e a existência ou não de causa laboral”, afirmou.
Quem tiver interesse em receber atendimento no Núcleo deve realizar o agendamento pelo Telefone e WhatsApp (48) 3431-2651. O Nupac é um projeto idealizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc (PPGSCol).