UPA 24h do Rio Maina atinge expectativa nos atendimentos diários em dez dias de funcionamento
Inaugurada no dia 18 de fevereiro, a UPA 24h do distrito do Rio Maina vem atingindo uma média diária em seu atendimento de 157 pessoas. Em dez dias, passaram pela unidade 876 mulheres e 690 homens, totalizando uma média de 1566 atendimentos, sendo 1527 pessoas do município e 39 de localidades vizinhas. “Com essa unidade conseguimos desafogar a UPA da Próspera, e esse era o nosso objetivo. A nova estrutura tem capacidade de chegar a uma média mensal de seis mil atendimentos”, afirmou o prefeito Clésio Salvaro.
Com a inauguração da nova UPA, houve uma diminuição média de 20% a 25% na procura ao UPA 24h do bairro Próspera. “Estamos conseguindo trazer um atendimento cada vez mais humanizado a todo o município. O tempo de espera nas unidades diminui e já percebemos melhorarias no atendimento dos que procuram o serviço”, ressaltou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.
Para o diretor geral da UPA 24h do Rio Maina, Fabiano Ribeiro Teixeira, o objetivo inicial foi alcançado. “Essa era a nossa expectativa, diminuir o fluxo de atendimento na unidade da Próspera. Estamos trabalhando diariamente, inclusive sábados e domingos. Tanto os profissionais da assistência quanto o da administração. Monitorando os dados e números para que o cidadão possa ser bem atendido”, ressaltou.
A unidade conta com três médicos clínicos gerais, técnico de gesso e raio-x, técnicos de enfermagem, enfermeiros, dentista, farmácia, serviço social, além de administrativo.
Dos atendimentos
A UPA 24H atende casos de urgências e emergências como: dores no peito, alterações do estado mental, dificuldades para respirar, palpitações, traumas, lesões, tonturas, desmaio, picadas de animais peçonhentos, reações alérgicas, febre alta etc. Casos com pouca urgência devem procurar a UBS mais próxima de sua casa.