Surrealismo na Moda
O movimento artístico Surrealista é uma das maiores influências do mundo da moda atual, pois permite que nos desfiles as roupas a apresentação das roupas nas passarelas sejam impossíveis de distinguir a realidade e a ilusão.
O surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu em Paris na década de 1920, trazendo uma nova proposta estética que rompesse com os conceitos de compreensão racional, sem diferenciação entre sonho e realidade ou entre lucidez e delírio.
Na moda o surrealismo foi super aceito e continua fazendo muito sucesso até os dias atuas, principalmente nas coleções conceituais onde os estilistas fazem alusão a formatos tridimensionais e aspectos visuais lúdicos, indo de encontro com os conceitos do movimento surrealista.
O surrealismo na moda pode ser interpretado como por exemplo um vestido multicolorido que parece estar coberto de laços e babados, outro exemplo, um vestido transparente decorado apenas por um suposto cinto rosa; e até mesmo nos calçados como tamancos que aparentam detalhes que, na verdade, não existem.
Na serigrafia também aparecem bordados e estampas que simulam a realidade da vida cotidiana, sendo muito similar a maneira de como as obras surrealistas também transformavam o dia a dia entre os anos 1920 e 1940.
Grifes como Gucci, Elsa Schiaparelli, Rosie Assoulin e Moschino utilizam conceitos do surrealismo em suas coleções de moda há muitos anos e se inspiram constantemente nesse movimento que foi tão importante do ponto de vista histórico.