Março Azul-Marinho: o mês da prevenção do câncer colorretal
Aprovado por unanimidade no início desse ano, o PL nº 10.481/22 definiu o mês de março como o mês da conscientização sobre o câncer colorretal. Chamada de Março Azul-Marinho, a campanha tem como objetivo conscientizar e incentivar a população na prevenção da doença.
Caracterizado pela presença de tumores malignos que acometem o intestino grosso e o reto, o câncer colorretal afeta cerca de 50 mil pessoas anualmente, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Está, inclusive, entre os três tipos de câncer que mais atingem a população brasileira, tanto homens quanto mulheres.
Entretanto, um fato importante é que, quando diagnosticado no começo, esse tipo de câncer apresenta alta probabilidade de cura. Por isso, é essencial que a investigação e o diagnóstico sejam realizados no período inicial da doença. Nesse sentido, Dr. Roger Beltrati Coser, cirurgião do aparelho digestivo e coloproctologista, destaca que pacientes que buscam ajuda precocemente contam com ótimas possibilidades de tratamento.
“Devemos ter muita atenção quanto a sintomas de desconforto abdominal, cólicas / dores abdominais e sinais como emagrecimento e sangramento nas fezes. Se ocorrerem, é necessário procurar imediatamente o coloproctologista ou o cirurgião do aparelho digestivo. “ orienta o profissional.
Além disso, ainda melhor do que tratar a doença precocemente, a população pode prevenir o câncer colorretal por meio de hábitos saudáveis como alimentação balanceada, prática de exercícios e manutenção do peso ideal.
Deve-se também evitar fatores de risco para o desenvolvimento de câncer como obesidade, tabagismo, alimentação pobre em fibras, sedentarismo. Em casos que há histórico da doença na família, é ainda mais importante o acompanhamento e práticas de prevenção da doença.
A campanha Março Azul-Marinho reforça para a sociedade a importância de se manter uma vida com bons hábitos e de realizar acompanhamento médico regular para exames de prevenção.