Departamento de Saúde de Maracajá imuniza 130 pessoas no Dia D
A Prefeitura de Maracajá, por meio do Departamento Municipal de Saúde, realizou no sábado dia 06/05, o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe. Durante todo o dia, o CEMASAS permaneceu aberto para imunizar a população-alvo, que foram as gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, crianças acima de 6 meses até 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, policiais e bombeiros, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, deficientes permanentes e caminhoneiros.
De acordo com a diretora de Saúde, Michele Gonçalves, o número de pessoas que procuraram o Cemasas foi considerado baixo, sendo aplicadas 130 doses. “O objetivo do Dia D é oportunizar as pessoas que não conseguem comparecer durante a semana, porém não registramos grande procura. Infelizmente as pessoas não estão dando a importância que a vacina da gripe tem, talvez o motivo tenha sido o tempo, já que o frio ainda não chegou. Mas, vale ressaltar que a campanha já é realizada antes do Inverno para garantir que não haja casos graves da doença”, detalhou.
Até o momento Maracajá contabiliza 816 doses aplicadas, sendo 448 idosos, 31 trabalhadores da saúde, 132 crianças, 26 gestantes, 09 puérperas, 79 professores, 09 pessoas com deficiência, 02 forças armadas, 70 com comorbidades e 10 caminhoneiros.
Segundo levantamento do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação da Influenza abrange 3150 pessoas em Maracajá. “A nossa expectativa é vacinar 90% do público priorizado pelo Ministério. Com isso, pedimos que as pessoas procurem o Cemasas de segunda a sexta, das 8h às 15h30min, para realizar a vacina, pois o imunizante é seguro e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, enfatizou a diretora de Saúde, Michele.
A vacina contra a gripe na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.