Psicóloga do HSJosé fala da importância de ter um “tempo de qualidade” na rotina diária
Com a rotina agitada do dia a dia é cada vez mais difícil encontrar um tempo para se dedicar aquilo que faz bem para o corpo e também para a mente. Conhecido como “tempo de qualidade”, este é um período do dia onde as atenções devem ser voltadas a algo que traga bem-estar, alegria e qualidade de vida.
“O tempo de qualidade, se olharmos de forma generalista, tem como conceito ser um momento dedicado a alguma atividade que se tenha plena atenção. Então, podemos definir como tempo de qualidade: fazer alguma atividade física, assistir um filme ou série, fazer um passeio, tomar um café com alguém que seja importante ou apenas descansar”, esclarece a psicóloga do HSJosé, Elaine Cristina Coelho Dias.
De acordo com a especialista, é muito importante organizar o dia para que este momento seja possível de ser realizado. “Atualmente a vida anda frenética, trabalho, estudo, manter relações pessoais, atividades que exigem nosso tempo, e que muitas vezes, pelas atribulações do dia a dia, acabamos realizando automaticamente. Porém, em algum momento, nosso corpo vai pedir para parar. Quando o cansaço aparecer, é o momento de respiráramos e olharmos para dentro e buscar realizar algo que realmente preencha a alma. É necessário realmente parar, colocar na agenda, dar prioridade para ter esse momento de qualidade, de atenção plena para realizar a atividade escolhida. Tudo isso é necessário para alimentar nosso corpo em todos os âmbitos”, esclarece a psicóloga.
Uma vez que a saúde mental está inteiramente ligada à saúde física, o autocuidado também reflete diretamente no bem-estar.
“O tempo de qualidade traz diversos benefícios para a saúde, como a redução do estresse, ansiedade, além de melhorar o humor durante o dia. Através desses hábitos de autocuidado, você pode ficar mais confiante e melhorar sua autoestima”, garante Elaine.
Saiba mais:
Tempo de qualidade é questão de saúde, por isso, algumas dicas são importantes:
* Organize a sua rotina, coloque na agenda os compromissos, desta forma é mais difícil procrastinar;
* Tenha um hobby diário, que pode ser um exercício físico, a leitura, meditação, etc;
* Pratique a escuta ativa, esteja presente nas conversas, ouvindo e interagindo com as pessoas ao seu redor, deixando de lado os celulares, televisores, etc.