Governo de Criciúma investe na aquisição de novas motocicletas para fortalecer o combate à dengue
Quinze novos veículos garantem mais agilidade, eficiência nas ações de prevenção e monitoramento das armadilhas do mosquito
Para fortalecer ainda mais o combate à dengue em Criciúma, a Administração Municipal, via Secretaria de Saúde, adquiriu 15 motocicletas que passaram a integrar a frota utilizada pelos Agentes de Combate à Endemias. Com investimento superior a R$ 200 mil, provenientes de recursos próprios do Município, os novos veículos garantem mais agilidade, eficiência nas ações de prevenção e monitoramento de armadilhas do mosquito Aedes aegypti em diversos pontos da cidade.
“Essas novas motocicletas vão garantir mais agilidade a um trabalho extremamente importante, especialmente nesta época do ano, que é o combate à dengue. Atualmente, a situação em Criciúma não é alarmante, mas não podemos baixar a guarda, nem esperar que surjam focos do mosquito para agir. O mais importante é a colaboração de cada cidadão. Vamos mostrar o quanto a nossa gente é caprichosa: a cidade fica livre da dengue quando cada um cuida do seu espaço”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
As motocicletas serão utilizadas no deslocamento diário das equipes, facilitando o acesso a diferentes regiões e permitindo a resposta mais rápida às demandas de monitoramento, vistorias, orientações à população e eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Segundo o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, o cenário da doença em Criciúma é positivo, resultado do trabalho contínuo realizado por meio do Programa de Combate à Dengue, implementado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
“Criciúma vive uma situação positiva em relação à dengue, especialmente quando comparada a outros municípios de mesmo porte, mas isso não significa que podemos relaxar. O combate ao mosquito precisa ser diário, com equipes estruturadas e, principalmente, com a participação da população. Se cada morador cuidar do seu espaço, a cidade inteira sai ganhando. O combate à dengue é um trabalho coletivo”, destacou o secretário.
O trabalho realizado pelos Agentes de Combate às Endemias inclui visitas domiciliares, inspeções em pontos estratégicos e investigação de casos suspeitos. Todas as amostras de larvas e pupas de mosquito coletadas durante as visitas são encaminhadas ao Laboratório de Entomologia da 20ª Gerência Regional de Saúde (GERSA), que faz a identificação da espécie e comunica a confirmação da presença do Aedes Aegypti, permitindo a celeridade na execução de ações de controle dos focos.
Denúncias
Como forma complementar ao serviço rotineiro do programa, a Vigilância Sanitária registra denúncias feitas pela população, ao observar locais que apresentem fatores de risco para a proliferação do mosquito. Para reportar irregularidades, o cidadão pode denunciar por meio da Ouvidoria do Município – pelo número 156 ou no site ouvidoria.criciuma.sc.gov.br.
Deixe seu comentário