CRICIÚMA WEATHER
Lúcio Vânio Moraes

A câmera fotográfica nas mãos de José Eduardo Farias Ramos: fotografias e registros que falam mais do que palavras.

A entrevista com José Eduardo Farias Ramos, carinhosamente conhecido em Maracajá como Dado, foi realizada nos dias 11, 12, 14 e 19 de novembro de 2025, em sua residência, com a presença de sua mãe, Rosane Farias. Cada encontro teve duração aproximada de 1h30min.

Neste texto, registro aspectos da adolescência, mocidade e vida profissional de José Eduardo Farias Ramos, preservando suas lembranças e vivências.

Dado realizou sua Primeira Eucaristia na Igreja Matriz de Maracajá em 30 de novembro de 2002, aos 11 anos de idade. A catequista responsável foi a senhora Valda Minato e a celebração foi conduzida pelo Frei Daniel Costela.

Lembrança da Primeira Eucaristia de José Eduardo Farias Ramos (2002)


No âmbito da Igreja Católica, a Primeira Eucaristia marca um momento central na vida religiosa do fiel: é quando, pela primeira vez, participa plenamente do sacramento da comunhão, recebendo o corpo e o sangue de Cristo em forma de pão e vinho. Esse rito simboliza união espiritual, renovação interior e integração mais profunda à comunidade cristã. Para muitos jovens, representa também a passagem para uma etapa de maior consciência sobre a fé e sobre a responsabilidade espiritual.

Aos 14 anos, em 20 de agosto de 2005, recebeu o sacramento da Crisma, também na Matriz. Seu padrinho foi Cássio Farias e a celebração foi presidida pelo Padre Wilson Buss. A Crisma, nesse sentido, complementa a formação cristã iniciada na Eucaristia, reafirmando a fé e fortalecendo o compromisso religioso do jovem.

Lembrança da Crisma de José Eduardo Farias Ramos (2005)


Após concluir o Ensino Médio, aos 19 anos, Dado iniciou seu trabalho no Espaço VIP. A proprietária da empresa era a sua cunhada, Vivian Costa Felisbino Ramos. Nesse período, ele desempenhava a função de fotógrafo, realizando coberturas de diversos eventos. “No Espaço VIP, eu trabalhava de segunda a sexta-feira durante o dia. Nas sextas, sábados e domingos, fazia a cobertura de casamentos, aniversários de 15 anos, shows e festas comunitárias. Em muitos desses eventos, o meu amigo Tiago Ribeiro que também trabalhava no Espaço VIP, estava comigo nos eventos. Quem me orientou e me introduziu ao trabalho fotográfico foi minha cunhada, Vivian Costa Felisbino Ramos, que contribuiu significativamente para minha formação nessa área”.

Em entrevista, Vivian Costa Felisbino Ramos relatou que o Espaço VIP sempre foi uma empresa de comunicação, reunindo o site de cobertura fotográfica, o jornal e a revista. O Dado atuava especificamente no site. Vivian explicou que, como jornalista, procurou orientar o Dado quanto ao “olhar fotográfico”: perceber o momento, a situação e a essência de cada evento. Ela destacou que não o instruiu tecnicamente sobre o uso da câmera, mas o preparou para a profissão como se comportar, como abordar o público com educação e gentileza e como construir uma presença profissional.

Segundo ela, Dado demonstrava talento natural para lidar com a câmera e buscou aperfeiçoar suas habilidades por meio de um curso de fotografia que ela disponibilizou a ele, ampliando suas experiências, aprimorando sua prática e o preparando para a profissão. “O Dado sempre teve talento e uma simpatia genuína. É com muita alegria que fiz parte do início da vida profissional dele”, destacou. (Entrevista em 20 de novembro de 2025).

Dado exerceu a profissão de fotógrafo e organizador de eventos de 2010 a 2013. Ao longo desses três anos, realizou coberturas de inúmeros eventos comunitários, atendendo desde pequenos públicos até grandes multidões.

Cantora Anitta e José Eduardo Farias Ramos (2013)


Participou de shows locais e nacionais, tendo contato com diversos artistas reconhecidos no cenário brasileiro, como Anitta, Gusttavo Lima, Chitãozinho e Xororó, Milionário e José Rico, o grupo Sorriso Maroto e outros.

Gustavo Lima e José Eduardo Farias Ramos (2012)
Chitãozinho e Xororó e José Eduardo Farias Ramos (2012)
Milionário e José Rico, José Eduardo Farias Ramos e Tiago Ribeiro (2012)


Também registrou eventos com jogadores de futebol, atores e humoristas, entre eles Dedé Santana, além de muitos outros nomes de destaque.

Na próxima coluna tratarei de um episódio que marcou profundamente a vida de José Eduardo Farias Ramos, um acontecimento que o afastou da câmera fotográfica e o levou a iniciar um importante processo de recuperação de sua saúde.




As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista e não refletem, necessariamente, a posição do Portal Folha Regional.

Lúcio Vânio Moraes - Historiador

Lúcio Vânio Moraes - Historiador

luciovaniomoraes@gmail.com

A câmera fotográfica nas mãos de José Eduardo Farias Ramos: fotografias e registros que falam mais do que palavras. Anterior

A câmera fotográfica nas mãos de José Eduardo Farias Ramos: fotografias e registros que falam mais do que palavras.

Memórias da escola e Infância de José Eduardo Farias Ramos Próximo

Memórias da escola e Infância de José Eduardo Farias Ramos

Deixe seu comentário