Nos dias 24 de outubro de 2024 e 23 de setembro de 2025, realizei entrevistas com a esposa do Sr. Dejair Rossa, a senhora Maria Bernadete Trento Rossa, objetivando garantir o registro da memória de um cidadão maracajaense que teve forte envolvendo na sociedade.
Senhor Dejair Rossa participou de muitos trabalhos voluntários na CAEP da IgrejaCatólica, como festeiro, noveneiro e outrasfunções. Na Apae, esteve envolvido com o processo inicial de fundação e nas atividades beneficentes que se realizava.
O Dejair amava o futebol, sempre participou e todas as comunidades jogando, e no centro incentivava as crianças e os jovens a jogar. “Quando não pode mais praticar o esporte, acompanhava e preparava os famosos bifinhos na chapinha e a gurizada adorava” (Entrevista de Maria Bernadete Trento Rossa).

O Deja sempre sorridente. Era apaixonado por música, mas como não teve tempo em sua vida, incentivou o seu filho Rodrigo Rossa a aprender tocar violão e a cantar.
Foi político e participou a uma eleição a candidato a prefeito. Estava sempre participando e ajudando para que as coisas dessem certo. Foi presidente do Partido Progressista (PP) e do Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB).
Por motivos de doença no fígado, veio a falecer em uma terça-feira, no dia 19 de dezembro de 2017. Nesta data, às 7h37 minutos, o seu filho, Rodrigo Rossa, farmacêutico e bioquímico, fez uso do facebook, publicou uma foto e a mensagem: “Com pesar, comunico o falecimento de meu pai, Dejair Rossa, ocorrido nesta manhã. O velório se realizará a partir das 12hs no Salão Paroquial da Igreja matriz em Maracajá. A missa de corpo presente será amanhã pela manhã, horário a confirmar, também na Igreja Matriz em Maracajá. Que Deus te abençoe e te receba com muita paz e amor pai. Cumprisse tua missão! Te amo! Sempre!”).

A sua filha, a farmacêutica Gislene Rossa, às 09h13, também usou o facebook e publicou mensagem e foto com o seu pai. A mensagem dizia: “Pai, jamais imaginei ter que comunicar isso a todos, mais é com imenso pesar que comunicamos o seu falecimento, seu corpo será velado no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Maracajá, após ao meio dia. A missa será amanhã em horário a combinar.
Só tenho a dizer que você foi o melhor Pai que alguém poderia ter, cumpriu sua missão perfeitamente, nos deixou um legado imenso e um Coração maior ainda Mas acho que Deus estava precisando de um farmacêutico como o senhor lá no Céu para ajudar!!!!!! TE AMO INFINITAMENTE e logo, logo, nos encontraremos, isso é o que me conforta!!!! Obrigada por tudo!!! A sua pretinha vai te honrar sempre”.
A missa fúnebre ocorreu na Igreja Matriz com a presença de familiares, autoridades políticas local, estadual e federal, autoridades religiosas, lideranças das comunidades da cidade, farmacêuticos, médicos da região e amigos. A celebração foi realizada pelo pároco Lucas Fernandes Bombazar.
Em 19 de dezembro de 2017, o prefeito municipal de Maracajá senhor Arlindo Rocha decretou luto oficial por três dias, descrevendo o Senhor Dejair como um homem público, político, atuou nas comunidades com seu trabalho social, empresário e empreendedor no ramo de farmácias, dedicado às questões culturais de Maracajá.

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista e não refletem, necessariamente, a posição do Portal Folha Regional.


Deixe seu comentário