CRICIÚMA WEATHER

Frei Augusto Denardi falece aos 90 anos de idade

A Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, comunicou o falecimento do Confrade Capuchinho Frei Augusto Denardi, ocorrido nas primeiras horas de 1º/09/2025, aos 90 anos. Após orações de despedida, às 9 horas, na Casa S. Fr. Pio, presentes confrades de Caxias do Sul, o corpo foi trasladado para Dois Lajeados, RS, com missa de corpo presente e após, sepultamento em jazigo da família.

Desde 2003, Frei Augusto Denardi residia na Casa de Saúde dos Capuchinhos, em Caxias do Sul- RS. O religioso teve trajetória marcada pelo trabalho missionário, pastoral e formativo em diversas regiões do Brasil e no exterior, incluindo passagens por cidades da Serra. 

Com base nos documentos da Província dos Capuchinhos, Frei Augusto Denardi nasceu no dia 1/7/1935 em Dois Lajeados -RS. Filho de José Denardi e Maria Tonial Denardi, frei Augusto ingressou no Seminário Santo Antônio, em Vila Flores, em 1950. Seguiu formação em Ipê e Marau. Concluiu o bacharelado em Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí e estudou Teologia no Convento São Lourenço de Bríndisi, em Porto Alegre, entre 1962 e 1966 (Província dos Capuchinhos, 2025). 

Foi ordenado presbítero em 18 de dezembro de 1965, na Igreja Santo Antônio, em Porto Alegre. Pouco depois, dedicou-se por 15 anos às missões populares. Nesse período, também fez curso de catequese em Medellín, na Colômbia, em 1976.

Na Serra, exerceu funções pastorais como vigário em Vacaria, entre 1979 e 1980, e pároco em Ipê, entre 1988 e 1989. Também atuou em outras regiões, sendo pároco em Canoas, em 1990, e em Maracajá (SC) entre 1991 e 2000, onde foi, ao mesmo tempo, diretor da escola vocacional local.

Entre 2004 e 2008, viveu em Santo Domingo, na República Dominicana, colaborando com a Vice Província Madre Del Divino Pastor. Depois, de 2009 a 2018, contribuiu na formação e no serviço pastoral em Vilhena e Porto Velho (RO) e em Cuiabá (MT).

De volta ao Rio Grande do Sul em 2019, Frei Augusto atuou na pastoral em Veranópolis e na Casa de Formação de Santa Fé, em Caxias do Sul. Antes de residir na Casa de Saúde dos Capuchinhos, em Caxias, atuou em Flores da Cunha, entre 2021 e 2023.

Na próxima matéria, darei continuidade na escrita sobre a trajetória missionária e pastoral de Frei Augusto Denardi como pároco em Maracajá SC.​


As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista e não refletem, necessariamente, a posição do Portal Folha Regional.

Lúcio Vânio Moraes - Historiador

Lúcio Vânio Moraes - Historiador

luciovaniomoraes@gmail.com

Frei Augusto Denardi e os 9 anos como pároco de Maracajá Anterior

Frei Augusto Denardi e os 9 anos como pároco de Maracajá

1ª Festa Retrô da BR SOM se consagra com sucesso Próximo

1ª Festa Retrô da BR SOM se consagra com sucesso

Deixe seu comentário