Câmara de Forquilhinha adota sistema eletrônico de votação e marca nova fase no Legislativo
Sessão Ordinária também contou com a participação da AFAA, que relatou aumento na demanda por atendimentos e pediu mais apoio da comunidade
A Câmara Municipal de Forquilhinha realizou nesta segunda-feira (10), a 40ª Sessão Ordinária de 2025, marcada pela estreia do sistema eletrônico de votação, um avanço que moderniza e torna mais sustentável o processo legislativo no município.
Logo na abertura da sessão, o presidente Célio Elias (PT) destacou a importância da novidade, que elimina o uso de papel nas votações e traz mais transparência, agilidade e economia aos trabalhos legislativos.
“Esse é um passo importante para a Câmara de Forquilhinha. O sistema eletrônico elimina totalmente o uso de papel e representa uma grande evolução na gestão da Casa, tornando nossos processos mais ágeis e sustentáveis”, destacou o presidente.
A ata da 39ª Sessão Ordinária foi aprovada por unanimidade antes do início da Ordem do Dia, que contou com a apreciação de projetos do Executivo Municipal.
Participação da AFAA na Tribuna Livre
A sessão também abriu espaço para a participação da Associação de Familiares e Amigos dos Autistas (AFAA), representada por Dorys Felisberto, tesoureira da entidade, e Salésio Feller, presidente fiscal.
Em suas falas, eles reforçaram o pedido de apoio da comunidade e relataram o aumento expressivo na demanda de atendimentos. A AFAA completou dois anos de atuação no dia 1º de novembro e atualmente atende 110 autistas por semana, totalizando 440 por mês, com 100 pessoas ainda na lista de espera.
Dorys se emocionou ao mencionar as dificuldades das famílias, especialmente aquelas que não conseguem se deslocar até a sede da associação, e alertou sobre a fragilidade da saúde mental dos familiares.
“Nunca imaginamos chegar a esse número de atendimentos. Muitas famílias estão exaustas e precisam tanto de acolhimento quanto as próprias crianças”, disse.
Salesio, por sua vez, se desculpou pelo desabafo e reforçou o apelo por mais ajuda. “Nosso trabalho é feito com amor, mas precisamos do apoio da comunidade e do poder público para continuar oferecendo um atendimento digno a todos”, afirmou.
Projetos de Lei Complementar aprovados
Em segundo turno, os vereadores aprovaram por unanimidade os seguintes Projetos de Lei Complementar do Executivo:
Projeto de Lei Complementar nº 011/2025, , que dispõe sobre a criação da Política Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e institui o Programa de Inovação do Município de Forquilhinha.;
Projeto de Lei Complementar nº 012/2025, que altera o Anexo da Lei Complementar nº 44, de 8 de janeiro de 2024, e dá outras providências.
Também foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei Complementar nº 013/2025, que altera dispositivo da Lei Complementar nº 3, de 27 de dezembro de 2002, e dá outras providências.
Projetos de Lei aprovados
Ainda durante a reunião, foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei do Executivo nº 097/2025, 098/2025, 099/2025, 101/2025, 102/2025, 103/2025, 104/2025 e 105/2025, todos referentes a matérias administrativas e de interesse público municipal.
Indicações apresentadas
Durante a reunião, foram apresentadas duas Indicações:
Indicação nº 136/2025, de autoria da vereadora Laísa da Silva Figueiredo (PSDB), que propõe a distribuição do sensor de glicose FreeStyle Libre em toda a rede pública de saúde;
Indicação nº 137/2025, do vereador Anderson Coral Fagundes (PSDB), que solicita a instalação de lombadas físicas na Rua Pedro Olivo Picollo, no bairro Santa Líbera.
Deixe seu comentário