CRICIÚMA WEATHER

Artista catarinense Willy Zumblick se torna patrimônio cultural e imaterial de Tubarão SC

A cidade de Tubarão SC novamente se destacou pela valorização de sua história e cultura nesta segunda-feira, 14 de julho de 2025. Em votação na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei Ordinária N° 0072/2025, de autoria do vereador Maurício da Silva, "Declara a vida e a obra de Willy Zumblick como Patrimônio Imaterial, Cultural e Intangível do Município de Tubarão", foi aprovado por unanimidade, com 11 votos favoráveis e nenhum contrário e sancionado pelo prefeito Estêner Soratto (Câmara Muncipal de Tubarão, 2025).

Analisando o teor do projeto, o seu objetivo é assegurar o reconhecimento e credibilidade intelectual e cultural de Willy Zumblick, artista na arte catarinense, cuja extensa obra foi divulgada com reconhecimento mundial. A condição de Patrimônio Cultural Imaterial abrangerá práticas, representações, expressões, conhecimentos, técnicas, objetos, instrumentos e lugares culturais vinculados à trajetória e ao pensamento do homenageado.

Conforme o autor do projeto senhor vereador Maurício da Silva “Preservar a memória de Willy Zumblick contribui para a educação patrimonial, para o fortalecimento da cultura tubaronense, catarinense e do Brasil e para a formação de novas gerações com base em referências legítimas de identidade e pertencimento” (Diário do Sul, 2025).

Willy Alfredo Zumblick nasceu em 26 de setembro de 1913, em Tubarão e faleceu no mesmo município em 03/04/2008. Foi um artista com diversas habilidades, a saber: pintor, escultor, relojoeiro e óptico. Autodidata em grande parte de sua formação artística, se destacou desde cedo pelo talento em desenho e pintura. Casado com Célia Sá, de quem sempre recebeu incentivo, Willy dedicou quase 75 anos à arte, produzindo uma vasta obra estimada em mais de 5.000 peças, entre telas, esculturas, afrescos e projetos (HC Notícias, 2025).

As obras de Zumblick contextualizaram a história, costumes, cultura e religiosidades na paisagem de Santa Catarina, em especial de Tubarão. Zumblick retratou fatos históricos como a grande enchente de Tubarão em 1974, a história de Anita e Giuseppe Garibaldi, representando o folclore, o Contestado, o Boi de Mamão, saúde, a Dança do Pau de Fitas, as rendeiras, as Vias Sacras de igrejas locais e as tradicionais festas do Divino Espírito Santo.

O artista teve sensibilidades em garantir por meio da arte o registro da história do nosso estado, as danças, o cotidiano e a política local. Zumblick foi um artista que também desenvolveu a prática do historiador da arte, em seu aspecto de registrar com as cores das tintas nas telas, processos da nossa história do tempo presente.


Identificação da Foto: Willy Zumblick com suas obras.

Fonte: Arquivo Notícias UFSC, 2013.

Identificação das Fotos: Obras de Willy Zumblick no Museu em Tubarão

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista e não refletem, necessariamente, a posição do Portal Folha Regional.

Lúcio Vânio Moraes - Historiador

Lúcio Vânio Moraes - Historiador

luciovaniomoraes@gmail.com

Artista catarinense Willy Zumblick se torna patrimônio cultural e imaterial de Tubarão SC Anterior

Artista catarinense Willy Zumblick se torna patrimônio cultural e imaterial de Tubarão SC

Carla Viviane Daros Scarduelli relata sobre a Margareth Maria Tomasi Rocha Próximo

Carla Viviane Daros Scarduelli relata sobre a Margareth Maria Tomasi Rocha

Deixe seu comentário